Sem dúvida, a cidade de Nova Iorque é uma das mais atraentes e interessantes do mundo, onde seus enormes arranha-céus formam uma das imagens mais emblemáticas de uma grande cidade. No entanto, a cidade tem muito mais que apenas um imponente skyline e longos congestionamentos; há todo um novo mundo que "toca as nuvens". É isso que ocorre quando se habita as coberturas dos edifícios, escapando do calor e das ruas movimentadas.
O fotógrafo Alex MacLean registra isso em seu novo livro "Up on the Roof", que retrata piscinas, terraços, espaços de arte, bares, quadras de basquete e até mesmo grandes hortas na cobertura de edifícios.
Atraído por algumas fotografias aéreas que fez do Parque da Ponte do Brooklyn em 2010, MacLean decidiu que todos este mundo desconhecido que acontece nas coberturas de Nova Iorque deveria se registrado.
"Enquanto voava sobre a região oeste de Chelsea, notei as coberturas multiuso, que pareciam estar por toda a parte. Era óbvio que uma mudança recente na cultura e nos recursos financeiros eu lugar à construção destes novos espaços ao ar livre; era como se o espírito do High Line houvesse se expandido."
Com o crescimento, desenvolvimento e adensamento das cidades, os espaços de lazer se tornaram ainda mais essenciais para equilibrar a vida cotidiana. Sem dúvida, nestas cidades, o desenvolvimento da quinta fachada é um tema que deveria ser mais abordado.
Habitável ou não, é um espaço que não pode ser negligenciado. Existe e depende apenas de nossa engenhosidade e poder de organização para resgatar algo que já é nosso.
Via FastCo.Design